Você conhece a corda inteligente para raquetes de Tênis?  

Recentemente a tecnologia vem fazendo cada vez mais parte dos esportes. Por exemplo, o VAR, tecnologia que passou a integrar a maioria dos jogos de futebol do mundo. Essas três letras indicam a sigla de um sistema tecnológico que ajuda a arbitragem em lances mais difíceis, muito similar ao que vemos no vôlei e no tênis. No automobilismo, a era dos pilotos que venciam corridas no braço ficou para trás e hoje o que conta é ter a melhor máquina. Tudo isso faz parte do avanço da tecnologia no esporte, um processo que é tão importante quanto as disputas em si, porque servem para aumentar o seu nível.

Dentro desse escopo e desse cenário, o alto rendimento de atletas passa por um melhor aproveitamento de sua performance, o que está diretamente ligado ao seu treinamento e às ferramentas utilizadas para a otimização de seus resultados. No caso do tênis, um dos esportes de maior nível técnico e financeiro do mundo, um tipo de corda inteligente vem oferecendo aos tenistas a cereja que faltava ao bolo de talento individual que ainda decide uma partida.

A importância das cordas

O encordoamento de raquete sempre teve uma relevância muito grande dentro do universo da modalidade. Seja para profissionais ou amadores, ter a melhor raquete passa, obrigatoriamente, por esse processo, que não apenas otimiza o desempenho, mas ajuda a evitar lesões. O tênis é um esporte de alto impacto e a raquete faz parte do corpo do atleta sempre que está em jogo. Como a melhor luva para o goleiro tem que ter o mais adequado material ou a sunga e touca para o nadador o mais leve, para o tenista o mais bem feito encordoamento de raquete é essencial.

Com o tempo, a corda vai perdendo a elasticidade, diminuindo o movimento de estilingue que faz com que ela gere potência e tenha controle dos golpes, passando a fazer com que o braço assuma essa função, um risco para as articulações. O ideal sempre foi de 20 a 30 horas de jogo para fazer um novo encordoamento de raquete. No entanto, a corda inteligente faz com que esse tempo aumente, pois identifica o tipo de jogo do tenista e maximiza seu uso e seus resultados.

Como Funciona

A corda inteligente é um co-polímero inteligente, a primeira corda a conhecer de forma inteligente a sua velocidade de swing e adaptar-se em tempo real para dar ao atleta mais flexibilidade nos golpes mais suaves e mais rigidez nos golpes com potência. A corda modifica suas características em função da força do swing do tenista e isso torna os golpes mais precisos.

Em balanços mais rápidos, a corda inteligente é projetada para endurecer, de modo a fornecer ao jogador mais agressivo o controle necessário para aumentar a potência e girar mais spin. Em golpes mais lentos ou mais compactos, essa corda se adapta para ser mais suave e melhorar o toque e a sensação.

Vantagens da corda inteligente

Aumento da vida útil – Um dos fatores que determinam a vida útil de uma raquete é exatamente a elasticidade de suas cordas. Por estar sincronizada com o estilo de cada atleta, ela se auto preserva e consegue aumentar o tempo em que oferece bons resultados ao tenista.

Aumento da potência –  A corda inteligente maximiza a jogabilidade do atleta e isso, somado ao melhor aproveitamento do encordoamento de raquete, faz aumentar a potência dos golpes.

Treinamento aperfeiçoado – O tenista talvez seja o esportista que mais precise do condicionamento físico para ir bem nas quadras. Além dos movimentos intensos e da força nas batidas na bola, a longa duração de algumas partidas requer um alto preparo. Com a maximização oferecida pela corda inteligente, ele se desgasta menos nos treinos e de um jogo para outro, ajudando no equilíbrio desse condicionamento.

Prevenção de lesões – Lesões nas articulações, principalmente nos quadris e nos braços, são comuns em tenistas pelo alto impacto das batidas na bola. Com a corda inteligente, que veio para modificar o encordoamento de raquete, essas ficam mais resistentes e protegem o corpo do atleta por mais tempo.

Apesar de todos os benefícios que a corda inteligente traz para o tênis, é muito importante saber usar a tecnologia e, principalmente, não transformá-la na protagonista dos jogos. No esporte o fator humano sempre terá sua relevância e os tenistas profissionais e amadores precisam estar cientes de que a tecnologia auxilia os resultados, mas não os traz sozinha.

 

Quer entender um pouco mais sobre encordoamento de raquetes e tipos de cordas? Visite nossa loja em Campina Grande/PB, acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades ou baixe o material que preparamos para ajudar você a entender um pouco mais sobre o encordoamento de raquetes.

Rua Senador Nereu Ramos, 70 – Loja 02 – Catolé, Campina Grande – (Empresarial Moura Ramadan). Telefone: (83) 3201-3379

Redes sociais: Instagram: @tennispacecg, Twitter: @Tennispacecg, Facebook: @tennispacecg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *