Como escolher as bolinhas de Tênis

As bolinhas de tênis não são iguais. Partindo do princípio que o tenista tem de se preocupar com o equipamento, ele precisará obter algumas informações para fazer a escolha adequada das bolas que usará. E hoje, vamos falar um pouco sobre as diferenças e de como escolher a bolinha de Tênis ideal para cada tipo de jogo. Vamos lá?

Esse detalhe influenciará diretamente no jogo e também no bolso (pela durabilidade que a bola pode ter).

A bola de tênis é uma mistura entre borracha, lã artificial e lã natural. A qualidade e procedência de cada material é que define sua característica final, velocidade e durabilidade.

 

Tipos de bolinhas

 

 Tenistas profissionais ou amadores têm suas marcas e modelos de bolas de preferência, seja qual for o motivo.

Existem exigências da ITF, que define um padrão mundial, que garantem que não vamos encontrar modelos tão distintos entre as marcas. A entidade exige padrões de peso, circunferência, pressão e quique. Por isso, é ideal procurar um tubo de bola de uma marca credenciada por alguma entidade de respeito no tênis, para não haver problemas.

Algumas das principais regras impostas pela ITF são:

  • Peso – Deve ser entre 56,0 a 59,4 gramas;
  • Tamanho – Seu diâmetro deve ter entre 6,54 a 6,86 centímetros;
  • Altura do quique – Quando largada a uma altura de 254cm, a bola deve quicar no chão e voltar a uma altura entre 135 e 147cm;

O que define se uma bola é mais pesada que outra é a qualidade e tipo de borracha utilizada. Apesar de a diferença não ser gritante, ela existe. Por isso, devido a essa sensação do peso, dá-se a preferência de muitos tenistas por marcas mais pesadas ou mais leves, para evitar problemas físicos.

Separamos aqui alguns tipos de bolinhas mais utilizados pelos tenistas:

 

Bolas para quadra dura (ou rápida)

 Esse tipo de bola tem em sua composição uma maior quantidade de lã natural. Ela oferece maior atrito, deixando a bolinha um pouco mais lenta. Esse fator também interfere na durabilidade da bola.

Tem a descrição hard court no tubo. Exemplos: Slazenger hardcourt e Prince tour extra duty.

 

Bolas para quadra de saibro (ou lenta)

As bolas para quadras lentas possuem maior quantidade de lã artificial, que é mais “lisa”, resultando em menos atrito e tornando o jogo mais rápido.

Tem a descrição clay court no tubo. Exemplos: Dunlop fort clay court e Wilson tour red clay.

 

Bolas para todo tipo de quadra

Esse tipo de bola “all court” é o “feijão com arroz”, pois se trata de uma mistura homogênea de lã natural e artificial na composição do feltro, tornando-se ideal para qualquer superfície.

Tem a descrição all court no tubo. Exemplos: Babolat French Open e Wilson Championship.

 

Bolas play and stay

Existem também as bolas play and stay para crianças ou para quem está começando a jogar, as bolas lentas, vermelha, laranja e verde, são excelentes. Elas proporcionam uma facilidade maior para troca de bolas, auxiliando no desenvolvimento técnico e tático.

 

Principais marcas

As marcas mais comuns aqui no Brasil são a Wilson, Head e Babolat. Algumas outras também bastante utilizadas são a Slazenger, Dunlop e Penn. Existem ainda outras opções mais econômicas, porém de qualidade um pouco inferior, como a Gamma.

Como vimos, as bolas de tênis não são itens tão simples de serem escolhidos. Como todos os equipamentos, elas merecem algum conhecimento que certamente fará diferença na hora do jogo.

 

Quer saber um pouco mais como a escolha da bolinha adequada pode melhorar seu desempenho no tênis? Entre em contato conosco. Nós da Tennispace dispomos de diversas marcas e modelos de equipamentos de qualidade para ajudar seu desempenho nas quadras e no asfalto.

Rua Senador Nereu Ramos, 70 – Loja 02 – Catolé, Campina Grande – (Empresarial Moura Ramadan). Telefone: (83) 3201-3379

Redes sociais: @tennispacecg, @Tennispace_, @tennispace

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *