A importância do encordoamento da sua raquete

Para os praticantes de tênis ou squash, seja profissional ou recreativo há um fator de extrema importância que muitas vezes é deixado em segundo plano, mas que deve ser levado em conta para um melhor desempenho em quadra: o encordoamento da raquete.

Se você está lendo esse texto, significa que realmente você se preocupa com o seu equipamento e quer entender qual a importância dessa prática tão indispensável. Por isso logo de cara trazemos uma verdade absoluta: um encordoamento bem conservado certamente poderá te ajudar a praticar melhor seu esporte, a prevenir machucados, lesões e até patologias.

Existem vários tipos de encordoamento, por isso, é preciso que você escolha aquele que mais se adapte ao seu tipo de jogo de acordo com o esporte praticado. É primordial que a raquete se torne uma verdadeira extensão do corpo e do braço do jogador, mas não vamos abordar os tipos de encordoamentos nesse texto, caso você queira saber mais sobre esse assunto, pode conferir neste conteúdo aqui.

Mas para entender mais sobre seu encordoamento e como fazer a manutenção dele temos uma dica: observe os seus jogos, monitore o seu tempo de jogo e perceba as mudanças na elasticidade do seu encordoamento. O tempo de vida útil da fibra é em média de 20 a 30 horas de jogo, esteja sempre atento a isso, pois como falamos anteriormente, um encordoamento desgastado pode trazer malefícios para seu desempenho e saúde.

 

Porque devo cuidar do encordoamento da minha raquete?

Sabemos que trocar o encordoamento da raquete é preciso, mas caso eu ainda não tenha te convencido sobre os benefícios dessa manutenção, vou abordar três pontos que  vão fazer a diferença na hora do jogo.

 

  • Melhora de desempenho

Com um encordoamento em dia, a capacidade elástica da corda estará totalmente acertada e isso refletirá intensamente no seu desempenho. Assim como o controle e capacidade de gerar efeitos será otimizada. Já pensou em dar aquele efeito que você imaginou na bola, na hora da jogada?

Você também melhora o tempo de contato com a bola e a sua sensação de peso, já que com um encordoamento bem feito, a raquete estará mais sensível.

 

  • Durabilidade

O encordoamento nada mais é que a manutenção de seu aparelho de jogo. Ou seja, você estará zelando pela sua raquete e preservando esse item. É preciso observar a vida útil da corda quanto a suas características de elasticidade, flexibilidade, rigidez, abrasão e rompimento. Respeite o tempo de jogo da sua corda e entenda: se você só muda as cordas quando elas quebram, chegou a hora de rever seus conceitos.

 

  • Cuidado com a saúde

Com um encordoamento gasto, a corda vai perder praticamente toda sua elasticidade, ou seja, o movimento de estilingue que determina a potência e controle das jogadas já não irá existir, essa função fica a cargo do seu corpo e das articulações do seu braço, aumentando o risco de lesão.

Cuidando do encordoamento do seu equipamento, você evita desde dores até lesões. Muitas vezes elas acontecem e o praticante não entende que ela pode ser resultado de uma corda gasta que precisa ser trocada.

 

Agora você sabe alguns benefícios de encordoar sua raquete na hora certa e chegou o momento de você se fazer um questionamento: eu preciso trocar o encordoamento da minha raquete? Se a resposta for sim, você pode vir para a Tennispace. Possuímos o que há de mais moderno na prática do tênis, utilizando no processo de customização a máquina Baiardo, da Wilson, que é usada nos principais torneios do circuito profissional de tênis da ATP – Associação dos Tenistas Profissionais.

 

Além disso, contamos com profissionais que vão cuidar do seu material de forma responsável, vão tirar suas dúvidas e ajudar você a aperfeiçoar seu desempenho no esporte.

Visite-nos!

📍Rua Senador Nereu Ramos, 70 – Loja 02 – Catolé, Campina Grande – (Empresarial Moura Ramadan). Telefone:(83) 3201-3379

Redes sociais: @tennispacecg@Tennispace_@tennispace

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *